quinta-feira, 25 de julho de 2013

A estrutura está se deformando

Infelizmente o mercado de consoles está perdendo o foco e tudo está se transformando em multiplataforma, ou seja, o mercado está tentando lucrar mais (mesmo sendo maior que o mercado de cinema atualmente), mas a competitividade está acabando e os portáteis e/ou celulares estão ganhando foco. Grandes exemplos vêm de empresas de alto porte com gastos astronômicos e insatisfação nas vendas, gerando um desespero futuro que fortalecerá a ideia de uma mudança de estratégia onde se tenta criar um jogo de forma rápida e multiplataforma na tentativa de abocanhar o maior número possível de consumidores. Isso afetará o mercado de consoles de várias formas, mas citarei uma bem específica: a ideia de se consumir um console perde a razão no momento que a exclusividade se torna quase nula e pode acontecer de empresas procurarem desesperadamente por pessoas até o momento em que não seja mais possível suprir a demanda durante uma "corrida" para tentar vender os consoles ainda disponíveis em estoque.
A maior base para se compor um mercado sólido de consoles dependerá da competitividade através de jogos exclusivos, pois são eles que fortalecem a maior parte do número de vendas de um console e fazem a engrenagem do mercado girar com jogos únicos analisados e desenvolvidos na tentativa de utilizar o potencial máximo de um determinado console, mas infelizmente isso está deixando de existir de forma gradativa e o mercado está ganhando um novo foco chamado "centro multimídia". 
Alguns produtores estão saindo do mercado de consoles (incluindo produtores importantes) para entrar no mercado de portáteis, pois atualmente o custo de produção é menor do que o do mercado de consoles e está ganhando força.
De maneira resumida, o processo funciona da seguinte maneira: o custo de produção será alto, a produtora lançará o jogo como multiplataforma para tentar lucrar e o mercado de consoles vai perdendo o seu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário