O mercado
de games cresceu de forma monstruosa. Produtoras estão surgindo com
o objetivo de lucrar facilmente com um mercado que continua em
ascensão e os jogos estão ficando cada vez mais realistas, mas isso
tudo está gerando um grande problema, pois o desejo de se fazer um
jogo “AAA” com base em tecnologias avançadas está saindo caro.
O gráfico
acima mostra a diferença entre os preços para se produzir um jogo
na época do Mega Drive/SNES até um jogo atualmente considerado
“AAA”. Se o mercado de games continuar divergindo no que tange ao
crescimento no valor de produção, a tendência será o abandono de
consoles de mesa. Provavelmente o mercado entrará em colapso e as
produtoras não vão mais conseguir produzir em um console devido ao
alto custo de produção.
O Wii U é
um console que entrou no final desta geração, mas o número de
jogos bons e/ou exclusivos está refletindo no número de vendas do
console. A situação piora ainda mais se pensarmos no preço para se
produzir um jogo exclusivo de qualidade usando as tecnologias que o
console oferece.
Voltando
no tempo:
Antigamente os
produtores conseguiam produzir jogos exclusivos inovadores com o
objetivo de disputar diretamente com outros jogos exclusivos
inovadores. Isso fazia com que o mercado de games fosse único, mas
infelizmente o mercado de consoles de mesa não está conseguindo
sustentar a criatividade e qualquer jogo custará caro, isso acaba
inibindo o produtor de colocar uma ideia boa em prática, pois o
tempo de produção atualmente é curto e lançar um jogo como
multiplataforma é uma tentativa para tentar obter lucro de forma
mais fácil.
A
importância dos jogos indie:
Os jogos indie
desempenham um papel importante no mercado de games, pois eles têm o
poder para colocar em prática ideias inovadoras por um preço
relativamente baixo. O sucesso do mercado indie está chamando a
atenção de algumas produtoras, pois elas estão percebendo que um
jogo pode fazer sucesso sem precisar de um console potente para que
isso aconteça.
Mudança
no mercado:
A probabilidade do
mercado mudar na próxima geração é grande. O console de mesa vai
se tornar um grande centro multimídia e os jogos serão produzidos
para uma massa que se importa com gráficos. O portátil que
atualmente é focado para os jogadores casuais, vai ganhar um grande
espaço no mercado de games e a quantidade de jogos inovadores e/ou
“retrô” vai crescer de forma monstruosa.
A
importância dos jogos exclusivos:
O regresso orçamentário
dos indie não significa necessariamente a relativização da
importância das produções AAA. Não faria sentido evoluir a
tecnologia do console sem que houvesse grandes produções para
sustentá-la. O comércio dos jogos de mesa precisam de grandes
investimentos em jogos para incentivar o consumo nestas plataformas.
Contudo, o preocupante está sendo a diminuição de jogos
exclusivos. As empresas parecem estar servindo de acessórios e
opções como atração aos clientes ao invés da velha tática de
promoção ou desenvolvimento de títulos exclusivos.
Há um paradoxo. Jogos
exclusivos são importantes para alavancar o comércio de determinado
console, contudo o preço de grandes produções representa um grande
risco á obtenção de lucro caso o game seja exclusivo.
Texto: Lucas Hinz
Revisão: Augusto
(DarkSonic)
Muito bom o artigo!
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