domingo, 21 de abril de 2013

Mercado dos portáteis e jogos indie

O mercado de games cresceu de forma monstruosa. Produtoras estão surgindo com o objetivo de lucrar facilmente com um mercado que continua em ascensão e os jogos estão ficando cada vez mais realistas, mas isso tudo está gerando um grande problema, pois o desejo de se fazer um jogo “AAA” com base em tecnologias avançadas está saindo caro.
O gráfico acima mostra a diferença entre os preços para se produzir um jogo na época do Mega Drive/SNES até um jogo atualmente considerado “AAA”. Se o mercado de games continuar divergindo no que tange ao crescimento no valor de produção, a tendência será o abandono de consoles de mesa. Provavelmente o mercado entrará em colapso e as produtoras não vão mais conseguir produzir em um console devido ao alto custo de produção.
O Wii U é um console que entrou no final desta geração, mas o número de jogos bons e/ou exclusivos está refletindo no número de vendas do console. A situação piora ainda mais se pensarmos no preço para se produzir um jogo exclusivo de qualidade usando as tecnologias que o console oferece.

Voltando no tempo:

Antigamente os produtores conseguiam produzir jogos exclusivos inovadores com o objetivo de disputar diretamente com outros jogos exclusivos inovadores. Isso fazia com que o mercado de games fosse único, mas infelizmente o mercado de consoles de mesa não está conseguindo sustentar a criatividade e qualquer jogo custará caro, isso acaba inibindo o produtor de colocar uma ideia boa em prática, pois o tempo de produção atualmente é curto e lançar um jogo como multiplataforma é uma tentativa para tentar obter lucro de forma mais fácil.

A importância dos jogos indie:

Os jogos indie desempenham um papel importante no mercado de games, pois eles têm o poder para colocar em prática ideias inovadoras por um preço relativamente baixo. O sucesso do mercado indie está chamando a atenção de algumas produtoras, pois elas estão percebendo que um jogo pode fazer sucesso sem precisar de um console potente para que isso aconteça.

Mudança no mercado:

A probabilidade do mercado mudar na próxima geração é grande. O console de mesa vai se tornar um grande centro multimídia e os jogos serão produzidos para uma massa que se importa com gráficos. O portátil que atualmente é focado para os jogadores casuais, vai ganhar um grande espaço no mercado de games e a quantidade de jogos inovadores e/ou “retrô” vai crescer de forma monstruosa.

A importância dos jogos exclusivos:

O regresso orçamentário dos indie não significa necessariamente a relativização da importância das produções AAA. Não faria sentido evoluir a tecnologia do console sem que houvesse grandes produções para sustentá-la. O comércio dos jogos de mesa precisam de grandes investimentos em jogos para incentivar o consumo nestas plataformas. Contudo, o preocupante está sendo a diminuição de jogos exclusivos. As empresas parecem estar servindo de acessórios e opções como atração aos clientes ao invés da velha tática de promoção ou desenvolvimento de títulos exclusivos.
Há um paradoxo. Jogos exclusivos são importantes para alavancar o comércio de determinado console, contudo o preço de grandes produções representa um grande risco á obtenção de lucro caso o game seja exclusivo.

Texto: Lucas Hinz
Revisão: Augusto (DarkSonic)

Um comentário: